“ Mendonça não apenas abdica da quarta parede, como também não se limita simplesmente a contar a história que marcou a revolução por busca de respeito e igualdade na comunidade. O ator funde sua própria história de vida à história de resistência iniciada emStonewall para, assim, traçar paralelos com a realidade sócio-política do Brasil, o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ em todo o mundo.

  ... o espetáculo ressoa a delicadeza de uma construção artesanal, quando Mendonça leva ao palco seu acervo de bonecas e bonecos (ou ‘bonequis’, como chancela em cena) ... É o ator desnudando a mágica teatral em plena cena para, depois, reconstruí-la. 

 Ponto para a delicada direção geral de Renato farias, que constrói, auxiliado pela uz de Tabbatta Martins, quadros de extrema delicadeza e ternura. ”

        Bruno Cavalcanti - Observatório do Teatro.      

STONEWALL 50 - UMA CELEBRAÇÃO TEATRAL

 

Estreou em 28 de Junho de 2019 no teatro dos Satyros Um (SP). 

  Na madrugada de 28 de junho de 1969, a reação  dos frequentadores de um bar em Nova York, em revide a uma ação policial abusiva, violenta e frequente, tornou-se o início do movimento pela igualdade, respeito, reconhecimento e conquista dos direitos civis de toda a comunidade LGBTQIANP+. 

 A partir de documentos e experiências pessoais, comuns na linguagem do teatro documentário, e de vídeos e músicas que compõem o universo do teatro karaokê, a dramaturgia da peça recupera a trajetória de luta pelos direitos civis das pessoas LGBTQIANP+ nos Estados Unidos e no Brasil. 

 

Canções que marcaram os últimos 50 anos, e protagonistas das lutas que não tiveram seu nome reconhecido estão em cena com grandes ícones. Assim, Judy Garland, Madonna e George Michael estão lado a lado com Vange Leonel, Marsha P. Johnson, Stormé DeLarverie e Sylvia Rivera.  

FICHA TÉCNICA:

 ATUAÇÃO: Thiago Mendonça

DIREÇÃO GERAL: Renato Farias

TEXTO: Thiago Mendonça

ROTEIRO: Thiago Mendonça e Renato Farias

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Fernanda Boechat

ILUMINAÇÃO: Tabatta Martins

TÉCNICO DE LUZ: Alexandre Apolinário

FIGURINO: Lila Medeiros Andrea Brazil

DIREÇÃO DE ARTE E VÍDEOS: Thiago Mendonça

DIREÇÃO DE MOVIMENTO: Gaby Haviaras

COREOGRAFIA VOGUE: Dado Araújo

PREPARACAO VOCAL: Dodi

FOTOS DE CENA: Laysa Alencar e Débora Agostini

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Clarisse Goldberg

1/1

Baixar Projeto STONEWALL50

© COMPANHIA DE TEATRO ÍNTIMO desde 2005

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now